segunda-feira, 23 de julho de 2012

Rodellar - O melhor pico de escalada esportiva do Mundo!

Para chegarmos em Rodellar, alugamos um carro em Barcelona pela Gold Car(40 euros por dia), pois nao tem onibus que va para rodellar. Isso ja da uma ideia do lugar que estamos indo!
Fomos ate o aeroporto para pegar o carro de taxi pois estavamos com muita bagagem...E ao chegarmos ao aeroporto descobrimos que na verdade ali vc pega um onibus para ir ate a GoldCar para pegar o carro.
Merda!

Esperamos o onibus da Gold por uns 20min, e fomos ate a sede da empresa. La chegando pegamos uma fila de 40 min para pegar o carro!!!!
Fomos, apesar da demora, muito bem tratados por um espanhol que adorava o Brasil e ja tinha tido uma namorada em Sta teresa.. rsrsr
Bizu: Nao precisei apresentar a carteira internacional que o Detran cobra 100 reais! Somente a normal!
Finalmente motorizados partimos para o nosso destino, depois de alguns minutos e de umas tres brigas nos posicionamos na estrada certa!
Alias, as estradas sao punks!
Resumindo, vc tem que ir em direcao a Bierge e depois em direcao a Huesca, mas antes de chegar entrara para Rodellar, Serra dos Guaras!!!
Saindo entao da Serra do Cipo para a Serra dos Guaras!
Duas horas e meia depois chegamos com asfalto perfeito até o vilarejo com contrucoes de pedra onde termina a estrada. Saltamos do carro, pegamos as mochilas e fomos seguindo as placas até o refugio Kalamandra( 40 euros dia, quarto casal!), onde haviamos feito nossa reserva.

Andamos uns 5 min e chegamos ao abrigo, na beira de um vale, com a vista dos picos de escalada e no fundo um rio de agua azul cristalina que ja nos deixou de boca aberta.
Fizemos o check in com uma espanhola nada simpatica que nos levou ao nosso incrivel quarto!

Um chale, todo feito de pedras, de frente pro vale! Puta que pariu!!! So falando assim, Perfeito!!!!
Compramos o guia(20 euros) e fomos comer algo, a cozinha do Refugio so abre as 18h, nao aguentamos esperar e fomos comer algo na vila. Parreira aqui é mato e tem cachos de uva, ainda verdes em todo lugar!

Comemos um petisco, uma carne, fizemos algumas compras no mercado do hotel e voltamos para o quarto.

Decidimos nao escalar hj , estavamos exaustos de Barca...Descansamos um pouco q qdo guardar as coisas na cozinha do Refugio que é de uso comum, ouvi o grito: Marcelo!
Era o Pita! Ele estava com a Lu e com o dono do Refugio, o Nick, a quem nos apresentou e disse rindo: Po, me senti em Itacoatiara agora!!! hehehehe
E chegou a hora fatal, a de Lala cortar a unha do casamento para escalar!!! eeeeeeeeeehhhhhhhhh, Yupiii!!!!!!

Todos dois estao muito bem, rejuvenescidos, felizes e como sempre, escalando muito!!!!
Peguei alguns betas com eles dos melhores lugares, tomamos um chopp e fui guardar as coisas na cozinha. Descobri que na cozinha nao tem nada alem de balcoes para usar fogareiro seu e alguns Potes para guardar alimentos... Compramos algumas coisas que vamos perder...
Fui dormir para o dia seguinte que tao ansiosamente esperei.

No dia seguinte, acordamos e partimos para o El Camino, um lugar para se iniciar entao achei perfeito para se ambientar e onde poderiamos fazer vias mais faceis com a Lala.
Porem no caminho havia o rio... e o rio é muito foda!! Nao tem como nao mergulhar, entao demos nosso primeiro mergulho antes da escalada!

Chegando ao El camino, comecamos pela via mais facil a direita e fomos aumentando a dificuldade.
Optei por escalar sempre a vista e no maximo 7a+(8a brasileiro), fazendo as vias somente uma vez, mandando ou nao!
Fizemos as vias Que Majete V, Num 2 6b+, Zwo 6c, Buggs Bunny 6a+ e outras tres mais a esquerda que nao tem no guia mas todas nesse grau.

Qdo o sol chegou, partimos para o rio para tomar outro banho ja indo em direcao a outro pico facil e com agua pura para beber: La Fuente!
Como o nome diz o pico fica ao lado de uma fonte de agua pura e cristalina que alimenta todo o rio e onde pudemos pegar agua fresca!

Escalamo as Nique los Jabalines IV+, Me caguem los pinchos IV, Vamos tafiolando IV+, Nique ta fiole 6a, To fiole com tonica V, Ardilla 6a, La Marabunta V, Agamenon 6a e Kompakt 6b.
Nesse dia ficamos tao maravilhados com o climb que nao tiramos fotos da escalada, alias, quando se esta aqui, quer escalar o tempo todo e deixa as fotos pra la!!! Sao so 4 dias!!!!
Como o sol se poe so as 22h, voltamos meio que na solina na volta!
Bizu: Escale de 17 as 22h e volte de boa na sombra!
Comemos no Refugio um rango maravilhoso Vegetariano!!! Tomamos alguns chopps e cama!!